Blog Layout

Conheça o novo algoritmo Goole Bert e veja o que muda nas pesquisas

December 11, 2019

O Google anunciou esta semana uma mudança significativa no seus sistema de buscas, o novo algoritmo chamado Bidirectional Encoder Representations from Transformers, já apelidado de BERT. Com a nova tecnologia, o objetivo é que as pesquisas foquem no contexto da busca realizada e não mais apenas em palavras-chave. Ou seja, entender o que cada palavra representa na frase, buscando seu significado real. Antes, as palavras, por voz ou texto, eram captadas como uma sequência. O BERT busca uma relação e um contexto que serão considerados para o resultado da busca.


O novo sistema, que já está valendo em mais de 70 versões do Google Search, inclusive no Brasil, é apontado pelo Google como a maior mudança dos últimos cinco anos no segmento.


Segundo o Google, cerca de 15% das buscas são inéditas e, por não serem conhecidas, o algoritmo antigo não via sentido e entregava resultados falhos. O Google entendeu que olhar a palavra individualmente não era a melhor estratégia e nem trazia a melhor experiência ao usuário. O novo sistema vai facilitar o reconhecimento das palavras e, consequentemente, das pesquisas.


Para criar o BERT, o Google alimentou o sistema com artigos de vocabulário abrangente, principalmente da Wikipédia e de livros. O segundo passo foi fazer um treino com a máquina, que tinha que “exercitar” os conhecimentos. O teste foi construir frases a partir de espaços em branco, analisando cada contexto (justamente o que faz o novo algoritmo).


Concluindo, toda a busca agora vai focar nos múltiplos significados que uma palavra pode ter. No nosso vocabulário, isso significa que 12,5% das pesquisas será afetada pelo BERT. O sistema vai fazer diferenciação de tudo, considerando, inclusive, preposições e conjunções, que eram ignoradas pelo algoritmo antigo. Você já sentiu os impactos da mudança? Gostou? Comente aqui!


Leia também: Dicas importantes de como fazer Publicidade no Google

Compartilhar

LinkedIn: muito mais que um currículo digital
Por Gabriela Mehi 13 de maio de 2021
Conheça e explore as funcionalidades dessa rede social
Por Gabriela Mehi 6 de maio de 2021
Que tal aprender tudo que precisa para criar o seu próprio plano de marketing completo? Venha criar o seu agora mesmo.
Clubhouse, saiba mais!
Por Ideallize 11 de fevereiro de 2021
Embora eu só esteja no aplicativo Clubhouse há pouco mais de dois dias, tenho que admitir que estou impressionado demais!
Inbound Marketing com a Ideallize
Por Gabriela Mehi 10 de dezembro de 2020
Se você tem interesse em adaptar esse processo na sua empresa é importante conhecer como o inbound marketing funciona na prática. Confira mais detalhes sobre essa forma de relacionamento neste post.
Por Ideallize 13 de novembro de 2020
A LGPD chegou para mudar o tratamento dos dados dos usuários. Agora é preciso ser mais transparente e ético, sob risco de sofrer graves sanções. Saiba como se adaptar à LGPD em nosso artigo de hoje.
Uma boa gestão no seu setor de marketing é importante para que haja um bom planejamento
Por Ideallize 1 de novembro de 2020
Se você chegou neste post já deve saber que marketing é muito mais do que pagar por anúncios e esperar os clientes chegarem. São diversas técnicas e estratégias que podem mudar a realidade de qualquer empresa.
Show More
Share by: