O Google anunciou esta semana uma mudança significativa no seus sistema de buscas, o novo algoritmo chamado Bidirectional Encoder Representations from Transformers, já apelidado de BERT. Com a nova tecnologia, o objetivo é que as pesquisas foquem no contexto da busca realizada e não mais apenas em palavras-chave. Ou seja, entender o que cada palavra representa na frase, buscando seu significado real. Antes, as palavras, por voz ou texto, eram captadas como uma sequência. O BERT busca uma relação e um contexto que serão considerados para o resultado da busca.
O novo sistema, que já está valendo em mais de 70 versões do Google Search, inclusive no Brasil, é apontado pelo Google como a maior mudança dos últimos cinco anos no segmento.
Segundo o Google, cerca de 15% das buscas são inéditas e, por não serem conhecidas, o algoritmo antigo não via sentido e entregava resultados falhos. O Google entendeu que olhar a palavra individualmente não era a melhor estratégia e nem trazia a melhor experiência ao usuário. O novo sistema vai facilitar o reconhecimento das palavras e, consequentemente, das pesquisas.
Para criar o BERT, o Google alimentou o sistema com artigos de vocabulário abrangente, principalmente da Wikipédia e de livros. O segundo passo foi fazer um treino com a máquina, que tinha que “exercitar” os conhecimentos. O teste foi construir frases a partir de espaços em branco, analisando cada contexto (justamente o que faz o novo algoritmo).
Concluindo, toda a busca agora vai focar nos múltiplos significados que uma palavra pode ter. No nosso vocabulário, isso significa que 12,5% das pesquisas será afetada pelo BERT. O sistema vai fazer diferenciação de tudo, considerando, inclusive, preposições e conjunções, que eram ignoradas pelo algoritmo antigo. Você já sentiu os impactos da mudança? Gostou? Comente aqui!
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