Se você chegou neste post já deve saber que marketing é muito mais do que pagar por anúncios e esperar os clientes chegarem. São diversas técnicas e estratégias que podem mudar a realidade de qualquer empresa. E-mail marketing, Facebook Ads, Google Ads, marketing de conteúdo e por aí vai. Mas como coordenar tudo isso? É nesse momento que entra a gestão de marketing.
Ter uma boa gestão no seu setor de marketing é importante para que haja um bom planejamento e execução de suas estratégias. Quanto mais suas ações estiverem harmonizadas umas com as outras, maiores serão as suas chances de sucesso em atrair o público-alvo. Confira algumas dicas para otimizar o seu marketing através de uma boa gestão.
Muitos empreendedores quando decidem investir em marketing querem agir com rapidez para ter um retorno quase que imediato. Mas não é assim que funciona. As primeiras etapas de qualquer estratégia de marketing precisam ser planejadas com cautela pela gestão.
Tudo começa com a pesquisa de mercado e o estudo sobre a própria empresa. Segmentar o seu público e criar personas; estabelecer que canais são mais benéficos para o negócio e definir metas. Essas são algumas tarefas de gestão de marketing que fazem a diferença em longo prazo.
Uma dica de gestão nesta etapa de planejamento de marketing é a análise SWOT. Essa ferramenta auxilia na identificação dos pontos fortes e fracos da empresa, analisa as oportunidades e ameaças externas que a sua empresa tem de lidar para se destacar no mercado. É uma maneira de ter um norte para suas campanhas futuras. Não abra mão do planejamento, nem espere que milagres aconteçam em pouco tempo.
Contra dados não há argumentos!!
Como saber se uma estratégia de marketing deu certo? ANALISE OS DADOS!
Enquanto a equipe foca nas tarefas do cotidiano, na operação de fato, cabe à gestão avaliar os efeitos de cada campanha. Como marketing é uma área que não para, ter uma rotina de análise de resultados é fundamental para acompanhar o trabalho dia após dia.
Os KPIs (indicadores chave de performance) são ótimas ferramentas de gestão para o marketing porque você escolhe os indicadores pontuais para cada critério buscado. Se o objetivo de uma ação é conseguir mais clientes, vale mais a pena acompanhar a taxa de conversão do que o ticket médio, por exemplo. Assim você tem um feedback claro sobre o impacto das suas estratégias no seu negócio.
E melhor... Os dados te apresentam quais os pontos de melhoria da sua estratégia, te dando a possibilidade de economizar tempo e dinheiro, permitindo otimizações enquanto a campanha roda.
Gestão também é lidar com pessoas. No caso do marketing, é gerenciar as equipes de cada projeto para mantê-las alinhadas com o objetivo da empresa. Mesmo que trabalhem em campanhas diferentes, eles precisam estar na “mesma página” para conquistarem os melhores resultados, juntos.
Para melhor administrar os talentos, saiba:
Não adianta tentar fazer tudo ao mesmo tempo e sobrecarregar os profissionais com várias atividades. Se exagerar, você não terá qualidade e nem o impacto desejado. Acompanhe o desempenho deles de perto para saber que áreas precisam de reforço e quais estão superando expectativas.
Muitas vezes, o que a sua empresa precisa é de um olhar de fora. Contratar uma consultoria ou mesmo uma assessoria especializada pode trazer um ponto de vista mais profissional para a gestão do seu marketing. Lembre-se que marketing é um investimento, mas ele só traz retorno financeiro se for bem-feito. Por isso que a gestão é algo tão importante neste setor.
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