Tudo o que você precisa saber sobre automação de marketing
Descubra como gerar clientes e aumentar a produtividade do seu marketing com essa ferramenta

Durante a pandemia muitas empresas focaram seu marketing em uma única estratégia: gerar uma demanda represada para vender quando pudessem!
Mas, porque? Como? E porque falar sobre demanda represada em um post sobre automação de marketing?
Calma... Acredite em mim, vai fazer sentido!
Sabemos que estamos numa crise econômica mundial e o comportamento de compra das pessoas se alterou em relação ao mercado pré pandemia. (Em muitos casos os potenciais clientes das empresas também mudaram. Então, se você ainda não REfez a persona da sua empresa você pode estar deixando dinheiro na mesa)
Para ilustrar o que significa e como gerar uma demanda represada, vamos dar o exemplo da empresa referência em marketing digital da América Latina, a Resultados Digitais.
Quando a RD começou no mercado os sócios só tinham a ideia do que viria a ser o software de automação RD STATION, e com a ideia e o projeto feito era preciso ir atrás de pessoas e empresas que acreditassem e investissem naquilo que eles apresentavam. Depois de um tempo ainda não havia produto mas havia demanda.
Demanda represada significa gerar uma demanda interessada na sua marca, serviço ou produto e assim vender quando puder.
E porque estamos falando de demanda represada em um post de automação de marketing? Porque pra gerar uma demanda é necessário nutrir a sua base com conteúdos relevantes para que seus leads entendam que a sua solução é a melhor do mercado, e a melhor nutrição é feita pela automação.
Por isso, o fluxo de automação de Marketing é uma das estratégias mais utilizadas para retenção de clientes e nutrição de leads.
No início da pandemia os estabelecimentos físicos precisaram ser fechados e alguns até hoje não reabriram. No entanto, algumas empresas se reinventaram e não se permitiram ficar paradas, correndo o risco de serem deixadas para trás no mercado. Pensando nisso, essas empresas focaram em gerar uma demanda represada de pessoas interessadas em seus produtos/serviços, e as atraíram assim que conseguiram reabrir seus estabelecimentos. Ou seja, atraíram e nutriram os potenciais clientes e venderam quando era o momento certo.
Com o avanço das mudanças tecnológicas, o ambiente corporativo também precisou se adaptar aos novos formatos do mercado. Atualmente, o
Marketing Digital deixou de ser apenas uma tendência e passou a ser indispensável para qualquer empresa.
A presença digital de um negócio faz toda a diferença na obtenção de resultados, principalmente quando estamos falando sobre a fidelização de clientes. Fluxo de automação de Marketing é uma estratégia extremamente eficiente para aumentar as suas vendas com a retenção e nutrição de leads.
O que é automação de Marketing e qual a sua importância?
A automação de marketing só é possível graças aos avanços tecnológicos. Por meio de softwares e ferramentas específicas, a automação de Marketing é fundamental dentro de uma empresa para otimizar processos e agilizar tarefas rotineiras.
Essa estratégia é muito importante para auxiliar no fluxo de tarefas como:
- Publicação de posts;
- Criação de landing pages;
- E o clássico envio de e-mails para a nutrição dos leads.
Com uma gestão bem trabalhada, ainda é possível segmentar esse fluxo de automação, entregando um serviço mais personalizado.
Imagine que a sua empresa é um e-commerce de roupas. Através do seu software de automação você percebeu que um certo lead visitou a área de calças jeans masculinas, logo após ele sair do seu site sem comprar nada, imagine que minutos depois ele recebe na caixa de entrada um e-mail da sua empresa com algumas outras opções de calças e ainda oferecendo 10% de desconto na primeira compra, tudo isso de forma AUTOMÁTICA.
A demanda de tarefas no dia a dia de uma corporação é alta, por isso é preciso aprimorar o desenvolvimento da produção. A partir do conceito de automação de Marketing, é possível solucionar problemas na empresa com maior facilidade, garantindo resultados mais seguros e eficientes.
Por que fazer nutrição de leads?
A nutrição é extremamente importante para transformar leads em oportunidades de negócio. O envio de e-mails para aprimorar o relacionamento com o cliente é uma forma de oferecer conteúdos relevantes ao longo do funil de vendas.
Acompanhar o lead durante toda a jornada de compras e entender o que ele procura em cada etapa do funil de vendas é indispensável. Assim, é possível fornecer uma experiência totalmente personalizada para solucionar os problemas do seu cliente.
Importância da retenção de clientes
Adquirir clientes novos é de 5 a 25x mais caro do que reter o que já tem. Reter clientes que já estão fidelizados é mais barato do que cativar os novos, logo, também é preciso planejar estratégias para esse tipo de consumidor.
A automação de marketing para retenção de clientes é um meio de melhorar o seu relacionamento com o consumidor, oferecendo outros conteúdos para mantê-los interessados no seu serviço, fazendo-o comprar novamente e se tornar promotor da sua marca!
Alguns exemplos de conteúdos fundamentais para retenção de clientes são:
- E-mails com ofertas;
- Dicas exclusivas;
- Serviços personalizados;
- Divulgação de eventos.
Entendeu porque automação é tão essencial?
Se precisar de mais alguma ajuda, é só entra em contato!