A assessoria de imprensa é uma das áreas mais importantes do jornalismo, principalmente por seu caráter de zelo à imagem de uma determinada pessoa ou organização.
Atualmente, são muitas as discussões sobre a atuação desses profissionais, mas não se pode esquecer o quanto essa função é necessária, sobretudo, no momento atual em que as “Fake News” se tornaram muito comuns e de fácil disseminação no mundo virtual.
Diante de uma realidade tão complexa, é essencial compreender como funciona a assessoria de imprensa e qual sua importância em tempos de compartilhamento de notícias falsas.
Basicamente, a Assessoria de Imprensa pode ser definida como um ramo de atuação jornalística e um dos mais importantes dentro da comunicação organizacional. Apesar de muitas discussões e divergências a respeito do assunto, essa não é uma função exclusiva dos jornalistas. Profissionais de diferentes áreas da comunicação e até mesmo do marketing podem realizar os serviços de assessoria para pessoas físicas ou organizações públicas e privadas.
Dentre as principais atribuições dessa profissão, estão:
Essas são algumas das principais atribuições que revelam a importância de se contar com profissionais capacitados para essa função, sobretudo, na era das mídias digitais.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a Assessoria não serve apenas para enviar notas à imprensa ou marcar entrevistas para seus assessorados, ela possui todo um trabalho de comunicação e estratégias pensadas diretamente de acordo com as necessidades da pessoa ou organização.
As conhecidas Fake News são notícias falsas que, espalhadas na internet, podem ter uma disseminação maciça e instantânea, trazendo sérios prejuízos à imagem. Em nossa atual realidade é muito fácil espalhar boatos, montagens e inclusive informações falsas sobre a vida pessoal e profissional de uma pessoa. Os prejuízos não são apenas econômicos, mas a nível pessoal, social e principalmente psicológico.
A Assessoria de Imprensa é um pilar fundamental no combate a essa prática (através de medidas de segurança digital) e no gerenciamento de crise, caso ocorra à disseminação de Fake News.
São atribuições da Assessoria:
São essas algumas das práticas que compõem uma gestão de imagem eficiente e cautelosa.
Assim como foi falado anteriormente, a Assessoria de Imprensa não se resume apenas à busca por exposição na mídia e é essencial atentar-se a isso na hora de contratar pessoas para essa função.
A gestão de imagem é um trabalho sério, delicado e que pode levar anos para chegar a um nível satisfatório.
Em tempos onde notícias falsas podem ser produzidas e disseminadas com tanta facilidade, é essencial contar com uma equipe especializada na área e capaz de gerenciar a crise sem prejudicar a imagem da pessoa ou organização assessorada. Buscar por uma equipe qualificada e responsável é sempre a melhor alternativa para gerenciar o relacionamento e imagem perante o público.
Quer saber mais sobre como a assessoria de imprensa pode te ajudar? Fale com a gente!
Todos os direitos reservados | Ideallize AC
Site desenvolvido por Ideallize AC