Conquistar mais clientes nas redes sociais é o objetivo de toda empresa. No entanto, muitas não sabem exatamente qual o melhor caminho para isso. Existem alguns truques que podem ajudar neste processo.
Não basta somente estar presente nas redes sociais, é preciso utilizar ferramentas
e estratégias para converter seus seguidores em clientes!
O Facebook, Instagram e Twitter, por exemplo, seriam apenas sites e não redes sociais se não houvesse interações entre os usuários. O nome já diz, as redes sociais nos dão a possibilidade da criação de comunidades e interação com qualquer pessoa no mundo.
Óbvio, não?
Mas é aqui, em algo tão óbvio, onde muitas empresas erram. Se o que caracteriza um site como rede social são os usuários e a interação que há nela, porque sua empresa tem apenas seguido um cronograma de posts sem sentido e engajamento?
As empresas também precisam se ver e agir como um usuário das redes, que além de venda tem o objetivo de interação. A internet é um território que exige uma troca entre públicos. É poderoso quando empresas entendem isso, e é aí que você constrói fãs e adquire clientes. Tenha isso em mente na hora de fazer suas publicações e campanhas!
Existem muitas formas de estar presente nas redes sociais e cada uma delas vai trazer consequências, positivas ou negativas. O consumidor, cada vez mais, observa a postura da empresa como um todo, e não mais apenas o produto em que se interessa.
Você já ouviu falar no EFEITO VENDEDOR?
Sabe quando você entra em uma loja e aparecem cinco vendedores na sua frente, perguntando "Posso te ajudar?" Isso nos causa uma sensação de repulsa e acredito que, assim como eu, você fale algo como "Obrigada, só estou olhando", porque não quer ser incomodado. O efeito vendedor consiste nesse efeito que vendedores causam em nós.
Seres humanos não gostam da ideia de estarmos sendo convencidos e vendidos. Tenha isso em mente na hora de fazer suas publicações e campanhas. Lembre-se que as redes sociais são lugares de interação e comunidade. Não crie repulsa nos seus potenciais clientes só falando sobre o seu produto. Fale sobre coisas que os interessem. Atraia, converta, relacione e, depois, venda!
Pensando nisso, esteja atento ao perfil do seu consumidor como um todo: costumes; informações demográficas;
gostos... enfim, tudo o que a própria rede social consegue te fornecer.
Caso você não adote estratégias para conquistar mais clientes nas redes sociais, fique tranquilo. Estamos aqui para ajudá-lo. E o simples fato de você estar presente no Instagram, Facebook ou Twitter, significa que você já deu um primeiro passo e entendeu que algo precisa ser feito.
Vendas nas redes sociais podem ocorrer de forma direta ou indireta. No primeiro caso, o trâmite ocorre todo na rede social, através de lojas virtuais disponíveis nelas. Com ela, o cliente conhece o produto, escolhe e compra.
Já a forma indireta é mais complexa. Diz respeito à jornada que inicia nas redes sociais, mas termina fora dela. Através das redes sociais, você vai conquistar o cliente, mas a compra vai ocorrer em sua loja física ou e-commerce.
Na venda indireta, as estratégias das redes sociais não tem o objetivo
inicial de venda, mas sim de ATRAÇÃO!
Pense que é lá onde o seu possível cliente vai te conhecer e a primeira impressão é a que fica.
Lembre-se que não existe B2B, nem B2C e sim H2H (humano para humano).
Se pensarmos em uma relação humana normal, as redes sociais são como uma festa na qual você vai encontrar seu possível cliente e aí conseguir um contato dele para continuarem uma conversa fora dali, longe de todos aqueles ruídos. (Nas estratégias de marketing digital o contato que geralmente pedimos é o nome e e-mail dele)
Fique atento às dicas abaixo para obter mais sucesso e conquistar clientes nas redes sociais.
Você já deve ter escutado falar sobre Facebook Ads e afins, não é mesmo? Tratam-se de anúncios e campanhas que são feitas de forma paga.
Como o alcance orgânico das redes sociais é muito pequeno, patrocinar posts tornou-se atrativos para que as empresas cheguem até seu público-alvo de forma mais assertiva. O lado bom é que os anúncios podem ser bem configurados e você recebe relatórios detalhados sobre quem chegou até ele e de que forma isso ocorreu. Assim, é possível melhorar suas estratégias e conquistar mais clientes. A mídia paga consiste em: Quanto mais você investe, mais você atrai.
Bom relacionamento é fundamental. De nada adianta o cliente chegar a você através de posts patrocinados, se a comunicação cliente/empresa não for boa. A conversão do usuário em cliente começa no primeiro contato e segue todas as etapas, até o pós-venda, que é muito importante também.
O Social Listening é uma estratégia onde você se posiciona como um ouvinte nas redes sociais, isso te proporciona entender o que as pessoas têm falado da sua empresa na internet. Prestar atenção no comportamento do seu potencial cliente te faz entender como, estrategicamente, chegar até ele e convertê-lo em cliente.
Lembra do que falamos lá em cima? Haja como um usuário das redes, HUMANIZE sua empresa. Interaja com os consumidores. Responder mensagens e comentários faz o usuário perceber que ele tem importância e que a empresa se importa com todas as opiniões.
Com tantos conteúdos a todo o momento, os usuários das redes sociais só se atentam àqueles que possuem mais relevância para eles. Por isso, invista em bons conteúdos, sobre temas importantes, com boas imagens, e não só sobre seus produtos.
A missão da rede social é atrair o usuário para o seu território e isso não precisa ocorrer de forma agressiva. Quando o usuário se identifica com um conteúdo, a chance de ele compartilhar aumenta, e as chances de você conquistar um novo cliente também.
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