Para evitar a sua live se torne apenas perda de tempo e energia, fique ligado nas dicas a seguir para atrair o seu público.
1. Defina a melhor data e a melhor hora para a live
Um dos principais fatores que contribuem para o sucesso de uma live é uma boa divulgação. Porém, antes mesmo de começá-la, a primeira estratégia para conquistar espectadores é escolher um dia e horário que garantam uma audiência considerável.
Para isso, evite horários extremos, como as primeiras horas da manhã ou tarde da noite. O ideal é, antes de definir data e hora para a transmissão acontecer, pesquisar e entender a rotina de seu público, para então decidir o melhor momento para a live ir ao ar.
2. Encontre seu público
Na hora de começar a divulgar sua live, é importante saber onde seu público está, para garantir que suas estratégias de divulgação surtirão efeito.
Descubra em que canais seus possíveis espectadores são mais ativos:
- Em quais redes sociais estão presentes;
- Se participam de grupos de debate em sites, no Facebook ou no WhatsApp;
- Se checam seus e-mails regularmente.
Por meio dessas informações, você descobre os melhores canais de divulgação para sua live e garante que seu público-alvo será atingido.
3. Invista em ferramentas de divulgação inteligentes e aposte na divulgação personalizada
Para atrair audiência para uma live, é essencial que sua divulgação seja eficiente e bem planejada. Ações de divulgação precisam ser traçadas e um cronograma com horários, dias e canais em que serão veiculadas é de extrema importância.
Primeiramente, todas as ações de divulgação devem ser traçadas de acordo com o público a ser atingido por elas. Sendo assim, é preciso fugir de padrões prontos de divulgação, mesmo que já tenham dado certo.
É importante que cada material de comunicação utilizado para divulgar a live contenha a identidade da marca e, ao mesmo tempo, converse com o público de forma que ele tenha a sensação de proximidade e reconhecimento.
Por fim, para garantir uma divulgação muito mais eficaz, o ideal é investir em um gerenciador de tarefas para organizar seu cronograma de divulgação, e em softwares de automação de Marketing e chatbots que ajudarão no disparo de e-mails marketing e envio de mensagens e interação em massa nas redes sociais.
4. Planeje o que será dito
É verdade que, na internet, você pode adotar uma postura mais descontraída e não precisa seguir uma cartilha rigorosa na hora de fazer uma transmissão ao vivo.
Mas, apesar da informalidade, roteirizar o conteúdo da live e definir tudo o que precisa ser dito e de que forma, faz você ficar mais confiante e impede que sua autoridade sobre o assunto seja questionada.
Além disso, para garantir uma live de sucesso, elimine as probabilidades de algo dar errado.
Prepare o cenário para a transmissão investindo em elementos que façam referência ao assunto tratado, mas não exagere na decoração para não distrair o público.
Teste os equipamentos e garanta que fatores importantes como som e luz estejam funcionando perfeitamente.
5. Interaja com seu público
Para que o principal objetivo da live, que é gerar engajamento, seja alcançado, é essencial interagir com os espectadores.
Dê a eles a oportunidade de opinar, perguntar, comentar e enviar suas considerações. Em contrapartida, se importe em respondê-los para fazer com que eles se mantenham interessados nessa troca. Isso faz a audiência se sentir especial e criar um vínculo com sua marca.
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