Blog Layout

LIVES: Dicas de como fazer transmissão ao vivo em sua rede social!

April 17, 2020

Algumas estratégias são fundamentais para o sucesso da transmissão ao vivo.

A realização de lives nas redes sociais é uma excelente ferramenta para aumentar o engajamento de uma página. Porém, embora pareça simples fazer uma transmissão ao vivo, sem as estratégias corretas, sua live é apenas mais uma no meio de tantas, principalmente no momento atual, em que a internet representa o principal instrumento de trabalho e entretenimento de grande parte da população.

Para evitar a sua live se torne apenas perda de tempo e energia, fique ligado nas dicas a seguir para atrair o seu público. 

1. Defina a melhor data e a melhor hora para a live

Um dos principais fatores que contribuem para o sucesso de uma live é uma boa divulgação. Porém, antes mesmo de começá-la, a primeira estratégia para conquistar espectadores é escolher um dia e horário que garantam uma audiência considerável.

Para isso, evite horários extremos, como as primeiras horas da manhã ou tarde da noite. O ideal é, antes de definir data e hora para a transmissão acontecer, pesquisar e entender a rotina de seu público, para então decidir o melhor momento para a live ir ao ar.

2. Encontre seu público

Na hora de começar a divulgar sua live, é importante saber onde seu público está, para garantir que suas estratégias de divulgação surtirão efeito.

Descubra em que canais seus possíveis espectadores são mais ativos:

- Em quais redes sociais estão presentes;

- Se participam de grupos de debate em sites, no Facebook ou no WhatsApp;

- Se checam seus e-mails regularmente.

Por meio dessas informações, você descobre os melhores canais de divulgação para sua live e garante que seu público-alvo será atingido.

3. Invista em ferramentas de divulgação inteligentes e aposte na divulgação personalizada

Para atrair audiência para uma live, é essencial que sua divulgação seja eficiente e bem planejada. Ações de divulgação precisam ser traçadas e um cronograma com horários, dias e canais em que serão veiculadas é de extrema importância.

Primeiramente, todas as ações de divulgação devem ser traçadas de acordo com o público a ser atingido por elas. Sendo assim, é preciso fugir de padrões prontos de divulgação, mesmo que já tenham dado certo.

É importante que cada material de comunicação utilizado para divulgar a live contenha a identidade da marca e, ao mesmo tempo, converse com o público de forma que ele tenha a sensação de proximidade e reconhecimento.

Por fim, para garantir uma divulgação muito mais eficaz, o ideal é investir em um gerenciador de tarefas para organizar seu cronograma de divulgação, e em softwares de automação de Marketing e chatbots que ajudarão no disparo de e-mails marketing e envio de mensagens e interação em massa nas redes sociais.

4. Planeje o que será dito

É verdade que, na internet, você pode adotar uma postura mais descontraída e não precisa seguir uma cartilha rigorosa na hora de fazer uma transmissão ao vivo.

Mas, apesar da informalidade, roteirizar o conteúdo da live e definir tudo o que precisa ser dito e de que forma, faz você ficar mais confiante e impede que sua autoridade sobre o assunto seja questionada.

Além disso, para garantir uma live de sucesso, elimine as probabilidades de algo dar errado.

Prepare o cenário para a transmissão investindo em elementos que façam referência ao assunto tratado, mas não exagere na decoração para não distrair o público.

Teste os equipamentos e garanta que fatores importantes como som e luz estejam funcionando perfeitamente.

5. Interaja com seu público

Para que o principal objetivo da live, que é gerar engajamento, seja alcançado, é essencial interagir com os espectadores.

Dê a eles a oportunidade de opinar, perguntar, comentar e enviar suas considerações. Em contrapartida, se importe em respondê-los para fazer com que eles se mantenham interessados nessa troca. Isso faz a audiência se sentir especial e criar um vínculo com sua marca.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe com seus contatos nas redes sociais!

E se precisar de ajuda para traçar estratégias de comunicação para sua empresa conte com nosso time de especialistas! 
Dúvidas? A gente te ajuda!

Compartilhar

LinkedIn: muito mais que um currículo digital
Por Gabriela Mehi 13 de maio de 2021
Conheça e explore as funcionalidades dessa rede social
Por Gabriela Mehi 6 de maio de 2021
Que tal aprender tudo que precisa para criar o seu próprio plano de marketing completo? Venha criar o seu agora mesmo.
Clubhouse, saiba mais!
Por Ideallize 11 de fevereiro de 2021
Embora eu só esteja no aplicativo Clubhouse há pouco mais de dois dias, tenho que admitir que estou impressionado demais!
Inbound Marketing com a Ideallize
Por Gabriela Mehi 10 de dezembro de 2020
Se você tem interesse em adaptar esse processo na sua empresa é importante conhecer como o inbound marketing funciona na prática. Confira mais detalhes sobre essa forma de relacionamento neste post.
Por Ideallize 13 de novembro de 2020
A LGPD chegou para mudar o tratamento dos dados dos usuários. Agora é preciso ser mais transparente e ético, sob risco de sofrer graves sanções. Saiba como se adaptar à LGPD em nosso artigo de hoje.
Uma boa gestão no seu setor de marketing é importante para que haja um bom planejamento
Por Ideallize 1 de novembro de 2020
Se você chegou neste post já deve saber que marketing é muito mais do que pagar por anúncios e esperar os clientes chegarem. São diversas técnicas e estratégias que podem mudar a realidade de qualquer empresa.
Show More
Share by: